terça-feira, 27 de setembro de 2011

Há benefícios na dor


Há benefícios na dor. Essa é uma frase de grande impacto para quem procura ir além do que suas palavras podem dizer. Alguém já disse que a dor só é intensa em quem a está sentindo. E isso é verdade. Por mais que se procure compreender a dor do outro, isso só será possível quando, de fato e de verdade, em algum momento e de alguma forma, passarmos por ela também.

Jesus Cristo é o único que pode afirmar saber o que é padecer e Ele compreende o sofrimento de cada pessoa nesta terra. Ele sentiu simultaneamente as dores, as decepções, as frustrações e os temores de toda a humanidade e de todas as gerações. E é por isso que há benefícios na dor.

Você já parou para pensar em quantas vantagens podemos desfrutar hoje por causa do sofrimento de Jesus na cruz? Não é possível enumerá-las, tampouco classificá-las. A Bíblia nos orienta a procurarmos agir como Jesus:

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2.5-11)[1]

Cristo abriu mão de sua posição e se esvaziou de si mesmo porque sabia que dependíamos disso para sermos verdadeiramente vitoriosos nos momentos de dor. Tais momentos nos levam a um profundo conhecimento de Deus e também de nós mesmos. Há quem afirme: a adversidade trata o nosso caráter.

Eu vou além. Creio que a adversidade, em primeiro lugar, revela o nosso caráter e quem realmente somos. A partir daí, quando entendemos e aceitamos o processo de tratamento de Deus por intermédio da adversidade, somos restaurados e moldados durante a dor à imagem de Cristo. O caráter é tudo no relacionamento com Deus, porque Ele é Santo. Para alcançarmos as profundezas de Deus precisamos passar por tudo que é superficial. Precisamos ir além do que nossos olhos naturais podem ver e nosso coração pode sentir. Esse processo, muitas vezes, é lento. Pouco a pouco somos treinados a retirar o que está por cima, pois isso nos impede de enxergar o que há por trás de tanto sofrimento.

É fato que Deus quer o melhor para nossas vidas, mas onde podemos encontrá-lo? O melhor lugar para fazermos tais descobertas é nas profundezas de Deus. Essa é uma proposta bastante desafiadora, porque desde nosso nascimento somos treinados a galgar apenas degraus de subida, jamais os de descida. Deus disse a Jeremias: “Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras” (Jeremias 18.1,2).[2] Descer a casa do oleiro é necessário para entender que só com quebrantamento um novo homem pode surgir, pois lá ele será moldado pelas mãos do melhor oleiro e construtor que existe.

Então, vamos às profundezas de Deus encontrar os benefícios da dor? Nele há explicação para tudo. Há amor, poder, misericórdia, graça, perdão, purificação e fartura de tudo. É necessário apenas que tenhamos paciência e fé. Ter fé é a capacidade de esperar sem desesperar, esperar sem pressa e sem queixas, pois “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntio 2.9).

Texto extraído do Livro HÁ BENEFÍCIOS NA DOR, de Ruth Martins





Nenhum comentário:

Postar um comentário